O elenco Sub-23 do Atlético Paranaense foi criado para auxiliar no processo de transição dos jovens jogadores das Categorias de Formação do clube para o time principal. A partir dos 18 anos, o atleta sobe para a equipe Sub-23 e é preparado para ser lançado entre os profissionais. Desde os primeiros trabalhos de 2013, o técnico Ricardo Drubscky tem utilizado esses atletas em seus treinos, numa forma de dar experiência e observar mais de perto os futuros talentos do Furacão.
A tendência é que a participação dos jovens aumente ainda mais nas próximas atividades coordenadas pelo treinador. “Isso é um processo natural. Conheço 80%, para não dizer 100%, do elenco de jogadores do Atlético, então isso facilita um pouco mais. O trabalho do treinador do profissional é um trabalho de interação com todo o corpo de atletas do clube”, afirma Ricardo Drubscky.
Para Bruno Rossetto – que chegou a jogar no time principal no coletivo de ontem e treinou hoje novamente com os profissionais – estar com a equipe motiva e estimula no crescimento do atleta. “É muito bom jogar com eles [profissionais], você sempre ganha mais experiência. Você sempre tem que mostrar vontade, como no Sub-23. Tem que mostrar seu trabalho para um dia conseguir chegar onde eles estão”.
Coordenador da Formação do Rubro-Negro entre 2008 e 2010, Ricardo Drubscky sabe que a melhor maneira de incorporar os jovens ao time profissional é acostumando-os a participar da rotina de treinamentos dos titulares. “Quando se tem uma equipe Sub-23, ou seja, uma equipe de atletas em transição, a gente tem a obrigação de fazer isso de uma maneira mais próxima. Tem que ser feito todos os dias, a todo o momento. Estamos começando um novo ano e já vamos fazer disso uma prática rotineira. E é claro que isso acaba rendendo frutos”.
A expectativa do técnico é que 2013 seja o ano de muitas alegrias para a torcida com a revelação de novos talentos. “Espero que esse ano o Atlético tire os frutos dessa transição, e possa lançar alguns jogadores, até o final do ano, que representem valor para equipe principal”.
fonte: clube atlético paranaense
Nenhum comentário:
Postar um comentário